Pois é, vem aí a primavera e com ela uma onda de renovação. Um florescer das ruas, parques e esplanadas, limpezas mais ou menos profundas aos nossos espaços, mudar o roupeiro para algo mais fresco e um renovar, também, interior, quem sabe.
Se o janeiro representa, para mim, um recolhimento, um definir de intenções para o ano e um desenhar de planos, a primavera é um momento para dar uma sacudidela e realinhar. Chegou a altura de abrir as janelas de novo, deixar entrar o ar fresco (literalmente, ainda) e preparar-me para novas oportunidade com energia renovada.
E, quando digo “dar uma sacudidela”, é mesmo uma sacudidela, uma técnica que uso muito nas minhas práticas de Yoga Somático e que ajuda a revigorar e a desfazer bloqueios ou estagnação. Já experimentaste? Vamos, então, aproveitar a boleia da natureza à nossa volta e renascer junto com ela?
Uma prática que adoro fazer por esta altura (como em muitas outras, eu sei) é rever as minhas intenções. A chegada da primavera coincide com o fechar de um trimestre e aproveito a deixa para me sentar comigo e o meu journal e observar como está a correr o meu ano. Não como se fosse uma avaliação da chefia (cruzes!) mas como tomar um café comigo e perguntar como estão a correr as coisas.
Deixo-te aqui algumas perguntas que me costumo fazer, no caso de teres interesse em marcar, também tu, este encontro contigo. Leva-te a tomar algo especial a um café bonito, esplanada ou cantinho que adoras e vamos a isso! Se puderes fazer uma caminhada antes desta prática seia ainda melhor. Experimenta!
Quais os pontos altos deste teu ano, até agora? E os mais desafiantes?
Esses pontos altos pertencem a que áreas da tua vida?
E as outras áreas da tua vida? A qual ou quais precisas criar mais oportunidades de pontos altos para os meses que vêm aí?
Quanto aos desafios…que ferramentas usaste para os superar? E os que ainda não foram superados, se estão no teu controlo, que recursos podes utilizar (internos ou externos) para os navegar?
Como te queres sentir esta primavera?
Que pequenos passos podes dar, atividades podes incluir nos teus dias ou ajuda podes pedir para te sentires mais dessa forma?
Numa frase curta…qual a tua intenção para esta primavera?
E, por fim,qual a palavra que escolhes colocar à tua frente para que possas ver todos os dias?
Leva o teu tempo. Espero que esta prática te traga tanta clareza e ânimo como me traz a mim. Aquela sensação de renovação de intenções, de recomeço energizado. Ou que, pelo menos, te inspire a parares um pouco e a sentares-te contigo.
Pessoalmente, sinto que o meu primeiro trimestre foi em grande parte focado no meu negócio. Algo pelo qual já estava à espera, pois entrou em fase de expansão e novos projetos surgiram. Chegamos a um novo patamar de subscritores aqui na Newsletter (grata a todos vós!), conectei-me com muita gente nova e inspiradora nas minhas redes sociais e lancei iniciativas que me fizeram dar saltinhos de alegria.
Já agora…sabias que lancei o Workshop Journaling Descomplicado? É um workshop muito prático, gravado, para poderes seguir ao teu ritmo, onde descomplicamos e desbloqueamos a nossa jornada com a escrita terapêutica.
E como agradecimento por estares desse lado, deixo-te aqui um código promocional para poderes começar já este workshop por 26 Eur (em vez de 36 Eur) - usa o código promocional JOURNAL25 no checkout. Válido até ao próximo domingo 23.03.
Estes primeiros meses do ano foram também intensos em formação nas áreas do Yoga e Thai massagem e numa mentoria de empreendedorismo que estou a fazer. Mas sinto que chegou o momento de abrandar. Apanhar sol, recarregar baterias e nutrir o que e quem tenho hoje ao meu redor.
Foi sem dúvida um período de muita aprendizagem, de colocar a minha resiliência à prova e superar crenças que me impediam de avançar. Contudo, é chegado o momento de integrar tudo isso. Tão necessário em qualquer experiência transformadora. Deixar assentar e enraizar-me de novo.
Vejo muitas caminhadas na praia e no parque, sol, muito sol ( a ver se S. Pedro colabora) e um retorno a casa. Voltar a cuidar mais da minha casa, do jardim e plantas (algumas não resistiram à minha falta de atenção) e preparar-me para abraçar o autocuidado com maior intencionalidade e presença.
Inspiremo-nos nos sons, nas cores, na energia da natureza e floresçamos juntos! E por aí? Qual a tua intenção para esta nova de estação?
Uma linda semana para ti.
Com carinho,
Si